quarta-feira, 20 de maio de 2009

Nossa Biodiversidade

"Nossa Biodiversidade"

Além de o Brasil ser enorme- o quinto maior em extensão territorial no mundo-, ele está localizado em uma área privilegiada do planeta, onde há predomínio de climas quentes e úmidos. Tais características, associadas aos diferentes tipos de relevo e solo e às correntes atmosféricas, favorecem a existência de uma variedade riquíssima de animais e vegetais.

A biodiversidade nacional faz do Brasil o primeiro na lista dos países considerados megadiversos.Não é para menos: por aqui vivem entre 15% e 20% de todas as espécies do mundo. Os biomas mais ricos também são encontrados no País. Ao todo, são sete de acordo com a classificação do Ministério do Meio Ambiente: Amazônia,Cerrado,Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica, Pampas e Zona Costeira Marinha. Veja a seguir as principais características de cada um deles.

Amazônia

Concentrar 30% de todas as florestas tropicais do mundo é a característica central desse bioma, que se estende por 7 milhoes de Km2 ,sendo que 60% dessa área está no Brasil. a Amazônia possui 1/3 de toda a biodiversidade global e seus rios concentram 20% de toda água doce da Terra. No entanto, tem sido destaque mundial pela exploração indevida do homem. Desmatamento, contaminação de rios pela mineração, pesca predatória, erosão dos solos e urbanização são os problemas que colocam em risco toda essa riqueza.
( por Mayra Ferreira/ Érica Nering) Cristiane Boneto e Fabiana Malmegrin -Pedagogas)