domingo, 3 de maio de 2009

A Estória do Lápis


Para Refletir...

A Estória do Lápis
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:

- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?

A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:

- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.

O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.

- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!

- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.

"Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade".

"Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor."

"Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".

"Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você."

"Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".

(Autor desconhecido)
Fonte: Otimismo em Rede.

Insígnia do Presidente da Repúlicaa

Insígnia do Presidente da República
Fonte: revista Militar

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Assuntos do Segundo Bimestre - 7º Ano

Colégio Militar de Salvador

Assuntos do Segundo bimestre - 7º Ano.

Unidade Didática II - O Segundo Reinado


1-A Queda do Trono e a Republica:
  • Propaganda Republicana;
  • Questão Religiosa;
  • Questões Militares.
Unidade Didática III - I República-1889/1930

1- A Organização da República( 1889-1894)
  • República da Espada;
  • A Constituiçãode 1891.
2- A República Oligárquica
  • política interna;
  • política externa.
3-As Revoltas Populares na Repúlica Oligárquica:
  • Guerra de Canudos;
  • Guerra do Contestado;
  • Revolta da Vacina;
  • Revolta da Chibata.
4- Economia e Sociedade na República Velha:
  • Principais produtos;
  • A industrialização;
  • Formação da classe operária;
  • Urbanização.

quarta-feira, 22 de abril de 2009




Bem Vindo ao Segundo Bimestre!

domingo, 19 de abril de 2009

Descubra como é o dia-a dia dos grupos indigenas no século XXI

Descubra como é o dia-a-dia dos grupos indígenas no século XXI

Em 19 de abril, celebra-se o Dia do Índio. Ótima oportunidade para que você se pergunte: como vivem hoje os primeiros habitantes do Brasil? Muito tempo se passou desde que os portugueses chegaram aqui e conheceram esses povos cheios de tradições. Mais de 500 anos depois, qual é o resultado desse encontro de culturas? Pegue seu cocar e embarque nessa viagem ao mundo indígena moderno! Você, que está acostumado a pensar que os índios vivem na floresta, já os imaginou morando no meio do sertão? Ou na beira da praia? Pois saiba que isso é comum, especialmente na região Nordeste! Apesar disso, a maioria dos 740 mil indígenas encontrados hoje no Brasil habita regiões de floresta, em terras destinadas pelo governo a eles. Muitas dessas terras ficam no estado do Amazonas, mas também existem grupos indígenas nos outros estados da região Norte e na região Centro-Oeste, além do Nordeste e do Sudeste.

Nessas terras, os índios vivem em aldeias, em que geralmente eles mesmos produzem seu próprio alimento. As famílias se ajudam e as crianças são criadas livremente. Até aí, nada diferente dos indígenas que viviam por aqui há 500 anos. Mas saiba que, nesse tempo, muita coisa mudou. “Os índios não poderiam ter vivido em contato com o homem branco por cinco séculos e continuarem exatamente da mesma forma”, explica o antropólogo João Pacheco de Oliveira, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Quer um exemplo? “É muito difícil encontrar hoje índios sem roupa em uma aldeia”, conta.
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Mistureba!

Os índios atuais absorveram diversas práticas que não pertencem à sua cultura. Muitas crianças indígenas frequentam escolas, mantidas nas aldeias pela Fundação Nacional do Índio, e aprendem o português. Mas isso não quer dizer que os indígenas tenham abandonado suas tradições, como os rituais religiosos e as danças.
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“A troca cultural não destrói necessariamente uma cultura”, explica João Pacheco. “É natural que a primeira reação do ser humano ao ver as tradições de outro povo seja a curiosidade e não a hostilidade. Os indígenas têm a possibilidade de praticar as duas culturas, sem se tornarem menos índios por causa disso.”
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Quer ver como é possível? Quando alguém fica doente em uma aldeia, a pessoa é tratada ali mesmo. Isso porque os índios têm muitos conhecimentos para utilizar ervas e plantas no tratamento de moléstias. Além disso, existe o pajé, um curandeiro responsável por cuidar dos doentes. Mas, quando o caso é grave e não pode ser resolvido dentro da aldeia, o jeito é levar o doente a um hospital.
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Nas cidades
Agora que você já conhece essa mistura cultural, não vai se surpreender tanto ao descobrir que os índios chegaram às grandes cidades. “Em lugares como Manaus e São Paulo, eles têm movimentos organizados”, conta João Pacheco de Oliveira. “Assim, conseguem manter uma vida coletiva de cooperação e promover encontros em que mantém suas atividades rituais.” Depois de saber de tudo isso, dá para ver que pessoas de diferentes culturas podem conviver em harmonia e aprender uns com os outros. “Conviver com índios seria uma experiência maravilhosa para qualquer criança. Eles têm muito a contar e a ensinar”, garante João Pacheco de Oliveira. De fato, quem aí não gostaria de ter um amigo indígena?
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Tatiane Leal
Ciência Hoje das Crianças
17/04/2009


Todo Dia Era Dia de Índio
Baby do Brasil

Composição: Jorge Ben

Curumim,chama Cunhatã
Que eu vou contar

Curumim,chama Cunhatã
Que eu vou contar

Todo dia era dia de índio
Todo dia era dia de índio

Curumim,Cunhatã
Cunhatã,Curumim

Antes que o homem aqui chegasse
Às Terras Brasileiras
Eram habitadas e amadas
Por mais de 3 milhões de índios
Proprietários felizes
Da Terra Brasilis

Pois todo dia era dia de índio
Todo dia era dia de índio

Mas agora eles só tem
O dia 19 de Abril

Mas agora eles só tem
O dia 19 de Abril

Amantes da natureza
Eles são incapazes
Com certeza
De maltratar uma fêmea
Ou de poluir o rio e o mar

Preservando o equilíbrio ecológico
Da terra,fauna e flora

Pois em sua glória,o índio
É o exemplo puro e perfeito
Próximo da harmonia
Da fraternidade e da alegria

Da alegria de viver!
Da alegria de viver!

E no entanto,hoje
O seu canto triste
É o lamento de uma raça que já foi muito feliz
Pois antigamente

Todo dia era dia de índio
Todo dia era dia de índio

Curumim,Cunhatã
Cunhatã,Curumim

Terêrê,oh yeah!
Terêreê,oh!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

A História é uma ciência que nos ajuda
a refletir sobre o nosso presente.
Bom Estudo!
Profª Maria Virginia
Dicas de Estudo

Antes da Avaliação
  • Procure dormir bem;
  • Estude com tempo;
  • Seja autoconfiante;
  • Faça previamente um plano de estudos dos conteúdos;
  • Volta a ler os sublinhados do texto, as anotações e os exercícios.
Durante a realização da avaliação:
  • Leia todo o enunciado da prova antes de responder;
  • Entenda o sentido das questões;
  • Conheça o significado de termos como "Defina";
  • Começa a responder às perguntas mais simples
  • Em caso de dificuldade passe para outra questão,
  • Cuide da caligrafia.
  • Estude todos os dias um pouco e vá fazendo revisões

Caros alunos,

A partir do segundo bimestre o Blog volta com força total para os alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental. Espero que gostem e participem ativamente. À educação é um processo lento, como o desenvolvimento de uma flor, na qual a fragrância se torna mais profunda e mais perceptível no florescimento Silencioso, pétala por pétala. “Esse desenvolvimento significa disciplina e inteligência, em vez se der apenas resultado da ação de uma pessoa dedicada à tarefa de ensinar e preparar para os exames de maneira meramente repetitiva” Pensem nisso. Outro ponto importante é sobre a leitura, pessoas que não têm o hábito da leitura têm a sua vida restrita à comunicação oral e dificilmente ampliam seus horizontes. Como diz Regina Scarpa, “... nos livros que temos a chance de entrar em contato com o desconhecido”.


Boa leitura!
ProfªMariaVirgínia Santana de Macêdo

domingo, 8 de março de 2009

Olá pessoal ! este é um aviso para informar-lhes que, a partir deste ano, o blogger de história, vai ser para o sétimo e oitavo ano !
para diferenciarmos os tópicos relacionados a cada ano, o do sétimo continuará na cor preta com detalhes em vermelho, já o do oitavo, além de ter identificação com nome dizendo que é do oitavo será na cor azul!
acredito, que não haverá confusões quando colocarmos em pratica essas diferenças.
espero que vocês tenham entendido, e muito obrigado pela compreensão.


  • p.s.: segundo aviso, procuro pessoas do sétimo ano que estejam dispostas a fazer parte da direção do blog!


- requisitos:

( ter horário livre para utilizar internet, de preferência que o computador que você venha a utilizar esteja na sua casa !

( deve saber mexer em blog's, saber fazer postagens, e etc ..

( deve ser um(a) aluno(a) responsável, e que principalmente goste de história.

. se você tem interesse em ocupar este cargo na direção, entre em contato com leticia melo !
pode ser pelo orkut, no colégio através da sala 803, ou basta ligar - 96044502!